Objeto representativo

O origami é uma arte tradicional japonesa que consiste em dobrar o papel, geralmente quadrado, a fim de criar diferentes formas sem o uso de cola ou tesoura. Escolhi esse objeto para me representar partindo do meu interesse pela criação, seja com papel, desenho ou pintura, o qual se encaixa na técnica de origami, que permite inventar diferentes objetos a partir de um simples pedaço de papel.
Optei especificamente pelo tsuru, pois os pássaros são um simbolo de liberdade e independência, características que também me representam e que busco conquistar no meu dia a dia. Durante a quarentena aprendi como eles são feitos e presenteei meu pai com um vidrinho cheio de tsurus bem pequenos e ele resolveu deixar esses pássaros "livres" e colocá-los no teto e nas paredes da sua oficina de marcenaria, representando a ideia de liberdade que esses animais possuem.
A partir da visão do texto "Animação Cultural" de Vilém Flusser, eu, como tsuru, me vejo como uma importante representação de um saber milenar, passado de geração em geração e que se difundiu pelo mundo. Enquanto ser inanimado sou apenas um pedaço de papel, já como ser animado sou a liberdade de voar para qualquer lugar, resultando em um objeto que transcende a questão cultural da humanidade pautada na atribuição de valor a nós objetos. Nesse sentido, represento uma cultura enraizada no valor simbólico dos ensinamentos das antigas gerações e não em um conjunto de bens pessoais que possuem função simplesmente decorativa. Desse modo, sou a materialização de uma tradição e a minha importância não está na matéria física com a qual sou feito, mas sim na transmissão do modo como sou produzido desde tempos mais antigos.
 

 



                   



Comentários

Postagens mais visitadas